quinta-feira, 3 de maio de 2007




1. Descrição das actividades já desenvolvidas

Data do Início: 1 de Março de 2007
Data do Termo: 23 de Março de 2007

TRABALHO NA SALA DE AULA: em pequenos grupos ou em díades

- Análise de informações interessantes sobre o tema “A Barroeira na Aguda” recolhidas na ELA (Estação Litoral da Aguda) – desdobrável sobre a barroeira e artigo intitulado “Dinâmica dos recifes de Sabellaria alveolata (L.) sua microfauna e epiflora , no norte de Portugal” e na Web – textos, imagens.
- Elaboração de duas fichas de trabalho (documentos 1 e 2) para os alunos:
(a) escreverem algumas notas sobre:
- O que já sabem?
- O que é que procuram?
(b) registarem as ideias mais interessantes para atingir os objectivos do projecto.
- Partilha das informações e selecção das ideias consideradas mais relevantes pelos grupos de trabalho, atendendo aos objectivos do projecto que vão desenvolver.
- Planificação de uma saída de campo à Praia da Aguda:
(a) marcação da data de amostragem para a recolha de amostras do recife da barroeira (utilização como referência da Carta de Marés da Capitania de Leixões) – 20 de Março de 2007 (8:30h – 12:00h, correspondente a maré baixa inferior a 0.6 m acima do zero hidrográfico) ;
(b) definição do processo de amostragem:
- escolha aleatória das 3 superfícies de amostragem do transepto principal e das 2 réplicas em cada local de amostragem;
- material necessário: uso de um quadrado de amostragem com uma área de 400 cm2, pás de mão, formão e baldes.
(c) produção de um desdobrável para acompanhamento da saída de campo;
(d) escolha do material necessário para processamento das amostras (álcool a 70%, pinças e frascos).


TRABALHO DE CAMPO: em pequenos grupos ou em díades
- Observação in loco dos recifes da Barroeira e recolha de material para estudo no laboratório.
- Elaboração de um esquema representativo da localização do material amostrado.

TRABALHO NO LABORATÓRIO: em pequenos grupos ou em díades

- Tratamento do material recolhido:
(a)desagregação de alguns aglomerados formados pelos tubos de areia construídos pelo poliqueta (recifes);
(b) extracção dos exemplares de Sabellaria alveolata, com o auxílio de uma pinça e colocados em frascos contendo álcool a 70%

1.1. Resultados obtidos
Desde o início do projecto, até ao momento, um dos grandes resultados obtidos foi a capacidade de organizar um grupo de trabalho capaz de desenhar, operacionalizar e discutir de forma interdisciplinar, cooperativa e colaborativa todas as tarefas inerentes ao projecto “A barroeira na Aguda”.
Para além de conseguir alcançar este desiderato- extremamente difícil nas escolas -, foi importante o trabalho desenvolvido por todos no sentido de sensibilizarem os alunos para a importância de realizarem as tarefas em grupo, de esclarecerem as dúvidas entre pares e de partilharem saberes, experiências, informações; e de serem capazes de lidar com as vicissitudes ligadas à realização de projectos: imprevisibilidade, avanços, muitos retrocessos e necessidade de rever constantemente as estratégias e as formas de actuar.
Por último, para além dos resultados obtidos em termos de funcionamento de grupo, é importante referir que, nesta fase do projecto, já foram conseguidos os seguintes resultados:
- realização de uma saída de campo à praia da Aguda, devidamente planeada pelos diversos intervenientes, no sentido de recolher material biológico, reconhecer a área, efectuar cálculos matemáticos e medir parâmetros físico-químicos.
- construção de um inquérito por questionário a realizar a uma amostra da população costeira.
De salientar que neste momento, que podemos designar de avaliação intermédia, o grupo já possui todos os dados, que, após análise e tratamento, lhe possibilitará a realização de todas as restantes fases do projecto, a saber: a construção de um modelo matemático sobre a evolução da população da barroeira na Aguda, a avaliação do conhecimento deste animal pela população costeira e o conhecimento da biologia e ecologia da barroeira.


1.2. Descrição das actividades a desenvolver

Data de início: 10 de Abril de 2007
Data do termo: Maio de 2007

TRABALHO NO LABORATÓRIO - em pequenos grupos ou em díades

- Estudo da biologia e ecologia da Sabellaria alveolata, com recurso a lupas binoculares, máquinas fotográficas e documentação de apoio.
- Consulta bibliográfica para classificação da Sabellaria alveolata.


TRABALHO NA SALA DE AULA - em pequenos grupos ou em díades

- Construção de um poster e de outros produtos com recurso às TIC (por exemplo: inserção de todas as tarefas na plataforma moodle da Escola).



2. Caracterização dos participantes no projecto




Nº de alunos: 33

Ano de escolaridade/turma: 10ºA e 11ºA

Disciplina: Biologia e Geologia – 10º ano


Nome do Professor: Deolinda Rosa Camarinha da Silva

Disciplina: Biologia e Geologia – 10º ano

Outras entidades envolvidas no Projecto: Associação de Pais e Junta da Freguesia de Arcozelo


3. Modo de operacionalização da interdisciplinaridade

O departamento de ciências, constituído pelas disciplinas de Biologia e Geologia, Física e Química, Matemática e TIC, tem efectuado todas as actividades atrás referidas sempre num espírito de interdisciplinaridade. Em todo o processo realizado até ao momento, o clima de colaboração entre os diversos intervenientes tem-se pautado pela entreajuda, complementaridade, trabalho de grupo cooperativo e de partilha quer dos saberes específicos de cada área quer dos conhecimentos didáctico/pedagógicos de cada um dos professores envolvidos no projecto.
De salientar que todo o trabalho produzido é sempre antecedido de reuniões entre os participantes, nas quais se delineiam as tarefas a realizar, as expectativas face ao produto final e os materiais/instrumentos a serem utilizados. Além disso, estas reuniões de trabalho pressupõem sempre momentos de reflexão sobre o que foi e o que vai ser produzido.

4. Instrumentos de avaliação do projecto




Este projecto será avaliado, no final, pela equipa de professores que orientou todas as tarefas, tendo como base um referencial de avaliação que assentará nos seguintes instrumentos de recolha de dados:
- Grelhas de análise dos produtos obtidos (poster, artigos no Jornal do Departamento de Ciências “O Mágico”, recursos na plataforma moodle, …);
- Inquéritos por questionário aos alunos (grau de satisfação, empenho nas actividades, predisposição para trabalhar em grupo, ….) e professores envolvidos (grau de envolvimento, capacidade de se adaptar ao trabalho em equipa, grau de entusiasmo para mobilizar os alunos para uma experiência deste género, …).
É importante referir que o projecto vai sendo avaliado gradualmente, através das reuniões realizadas (actas) e dos sumários efectuados aquando da realização das diferentes actividades.


5. Previsão dos resultados finais do projecto





Com a realização deste projecto esperam-se os seguintes resultados:
- contribuir para um melhor conhecimento da biologia e ecologia da S. alveolata;
- divulgar o mais amplamente possível as tarefas e os resultados do projecto na escola, junto dos pais/encarregados de educação/comunidade educativa e na Internet, tendo em vista a sensibilização pública; essa sensibilização será realizada através: (a) da construção de um poster a ser divulgado na Semana Cultural da Escola; (b) da redacção de artigos por professores e alunos no Jornal “O mágico”(c) e da difusão de todos os dados pertinentes na plataforma moodle da Escola;
- estimular o interesse dos alunos pelas ciências, permitindo o seu envolvimento em experiências e trabalhos de grupo que lhes permitam conhecer e apreciar a importância do conhecimento e do método científico nas suas actividades futuras e demonstrando a aplicabilidade em situações reais dos conceitos e ferramentas ministrados na sala de aula;
- uma maior interligação escola/comunidade.