segunda-feira, 14 de maio de 2007

Algumas características da praia da Aguda



A praia da Aguda tem um fácil acesso quer a nível rodoviário quer a nível ferroviário, possuindo parque de estacionamento. A Aguda é uma praia marítima de areia branca, com bandeira azul; é uma praia vigiada e sinalizada, com nadador salvador.
A temperatura média da água no Verão é 16 ºC e no Inverno é 14 ºC.
Na praia da Aguda encontra-se a ELA –Estação Litoral da Aguda.

Praia da Aguda




A praia da Aguda pertence à freguesia de Arcozelo, Concelho de Vila Nova de Gaia, Distrito do Porto.
A AGUDA é uma localidade do litoral de Vila Nova de Gaia. É uma praia piscatória, sendo a sua pesca artesanal. Fica situada entre duas praias: a da Granja e a de Miramar.



Feito em Labortório


Em laboratório, os animais podem ser mantidos na água de mar que provenha de estações biológicas marinhas ou em água de mar renovada, filtrada e arejada, em circuito fechado. Nestas condições, a Sabellaria alveolata permanece viva durante vários dias, ou mesmo várias semanas. A temperatura óptima de criação é a da água de mar donde provêm. Contudo, para manter os animais em estado de reprodução, é preferível criá-los a uma temperatura compreendida entre 5 e 10°C.

ZONAÇÃO



Andares Ecológicos

Na plataforma continental (assim designada a parte da crosta continental submersa ou directamente influenciada pela acção das águas marinhas), geralmente com uma profundidade média da ordem dos 200 metros, podem ser delimitados, sob o ponto de vista ecológico, quatro andares: supralitoral, mediolitoral, infralitoral e circalitoral .Os andares correspondem a zonas que se sucedem verticalmente e cuja extensão varia com as condições físicas.
A determinação da passagem de um andar para o outro depende da modificação significativa da intensidade dos diferentes parâmetros ambientais que influenciam a ocorrência dos vários organismos, como por exemplo a iluminação, a duração dos períodos de emersão e imersão e o hidrodinamismo.

ONDE SE ENCONTRA?



A Sabellaria Alveolata encontra-se no "Andar Mediolitoral", sujeito ao ciclo da maré, variando entre imerso, na praia-mar e emerso, na baixa-mar.

Sucessão das fases precoces de desenvolvimento:



O que é a Sabellaria Aveolata




A Sabellaria alveolata é um anelídeo (minhoca), marinho, poliqueta, que vive num tubo de sedimento arenoso. Constrói grandes "edifícios de areia", juntos uns aos outros, assemelhando-se a favos de abelha e formando pseudo – recifes de massa frequentemente considerável.
Resultados das medições dos recifes da barroeira (1ª medição)







Cálculo da velocidade média da formação dos recifes da barroeira:








∆t = 28 dias


Cálculos efectuados :


Representação Gráfica



Conclusões:

A velocidade de formação dos recifes da barroeira no seu estado inicial é menor, do que quando está num estado mais avançado;

  • Nas zonas mais próximas da costa a velocidade de formação foi menor do que nas zonas mais afastadas;
  • A velocidade de formação dos recifes da barroeira neste intervalo de tempo foi bastante significativa.

Anatomia da Sabbelaria alveolata