sexta-feira, 11 de maio de 2007



No âmbito do projecto "A Barroeira na Aguda", foram desenvolvidas algumas actividades, entre as quais:





  • Trabalho de campo - foi definido o processo de amostragem, onde foram recolhidas amostras do recife da barroeira. Mediram-se os parâmetros fisíco-químicos e realizou-se a recolha de elementos que permitem determinar o volume do recife escolhido, o crescimento linear do tubo e a densidade populacional do recife. Foram recolhidos dados sobre o conhecimento da barroeira pela população, através de inquérito por questionário.

  • Trabalho no laboratório e na sala de aula - com o objectivo de tratar o material recolhido, estudou-se a biologia da barroeira, com recurso a lupas binoculares, máquina fotográfica e documentação de apoio. Foram realizadas também actividades de filtração, decantação e determinação da salinidade da água do mar. Estudou-se a influência de determinados factores ambientais (fisico-químicos) no crescimento e / ou sobrevivência da barroeira. Analisou-se as medidas efectuadas tendo em vista a definição de modelos matemáticos. Estudou-se a orientação dos tubos de areia constituintes dos recifes. A nível da matemática fez-se um estudo estatístico dos dados recolhidos relativamente ao conhecimento da população sobre a barroeira.

  • Produziram-se também trabalhos, entre estes podemos destacar o poster, vídeos, o blog e uma disciplina na plataforma moodle da Escola.




Sem comentários: